terça-feira, junho 10, 2008

Viagem à Noruega - diário

Não costumo ser de muitas palavras pois sou mais apologista daquele ditado que diz "uma imagem vale mais que mil palavras", mas esta foi uma viagem que merece ser contada. Uma viagem de uma semana que pareceu uma eternidade, mas que no fim soube a pouco. A adrenalina sempre a subir, os imprevistos a surgir, fizeram desta viagem uma das melhores que já tive :)

Jamais irei esquecer a luz que se faz sentir quase todo o dia, onde a noite nunca é negra. O azul das fendas do glaciar. O gelo no lago. O vento frio a bater na cara nas viagens de ferry. As gaivotas tão perto de nós. O leite espectacular proveniente das muitas vaquinhas que víamos no caminho.

Mas acima de tudo não vou esquecer a camaradagem que surgiu entre 10 pessoas que não se conheciam e os cozinhados do Vítor que sabiam mesmo bem, até frios dentro de marmitas, após aquelas longas caminhadas. Claro que ficamos a pensar se os cozinhados saberiam tão bem se não estivéssemos tão cansados… mas vamos acreditar que sim… :) Estou a brincar Vítor, estava tudo bom ;)



Andreia

Cris

Fernando (aka Nandinho)

Paulo

Jorge (aka Carlos aka António :))

Vítor

Zé e Ana

Eva e Sílvia


Dia 1 – 19 de Maio de 2008 (2ª feira)

Foi mesmo muito complicado levantar às 2h30 da manhã, acabar de arrumar as malas e estar no aeroporto às 4h00. Mas pensar que vamos embarcar na viagem dos nossos sonhos, ainda por cima, com a descrição que estava no site de sítios lindos e muitas aventuras, dá-nos uma força enorme vinda sei lá de onde.
Como nunca tinha ido a nada organizado pela fotoadrenalina andei a fazer investigações na polícia sobre o Vítor :) ehehehe Brincadeirinha :) Por acaso até nem investiguei nada, o que é de estranhar porque costumo ser bastante desconfiada, mas como já tinha visto referências à fotoadrenalina num jornal qualquer, confiei.
Mesmo para quem não conheça o Vítor, é fácil de o encontrar no aeroporto. Procurem o gajo com mais malas. É ele de certeza :)
Assim que todos chegaram, lá fomos indo para o avião sem imaginar as aventuras que nos esperavam logo no primeiro dia.
Estava tudo a correr bem, até chegarmos a Oslo. Ficámos a saber que o aeroporto de Bergen estava fechado devido a uma greve industrial. Após muita conversa, lá nos arranjaram voo para Stavanger, e garantia de autocarro daí para Bergen. Ao chegar a Stavanger a conversa já era diferente e parecia que não havia autocarro. Enquanto esperávamos pela decisão final, uma das malas do Vítor começou a escorrer azeite. Conseguimos assim deixar a nossa primeira marca na Noruega.


Vista aérea dos arredores de Stavanger

Finalmente lá nos arranjaram autocarro. 5 horitas até Bergen que confesso mal dei por elas de tanto dormir :) E mais uma marca, desta vez, na mala do autocarro, onde estava a tão famosa mala do azeite :)
Às 23h00 chegámos a Bergen, fomos buscar os carros, e lá foram mais umas 3 horas de viagem até Flam.
Com isto, e após quase 24 horas de viagens, lá chegámos finalmente ao nosso destino. Com um primeiro dia com tanta adrenalina, já podem imaginar que os dias seguintes não lhe ficaram atrás.


Dia 2 – 20 de Maio de 2008 (3ª feira)


Parque de Campismo de Flam

De manhã acordámos para descobrir que por um banho de 4 minutos se pagam 10 coroas (cerca de 1.3€). Pode até parecer mau, mas aqui em casa já está a trazer os seus benefícios. Desde a viagem encurtei bastante os banhos :)
De manhã, como o dia anterior foi longo, demos apenas um passeio até um miradouro com vista para Aurland, e subimos até ao topo de uma montanha cheia de neve.


Miradouro (Aurland)


Ao almoço descobrimos o ice tea em pó :) E eu até falava da pouca comida que recebemos nos primeiros dias, mas como sofri represálias nos últimos dias, e tive de comer um prato cheio de carne a transbordar, nem digo nada ehehehe ;)
Da parte da tarde fomos até ao vale de Flamsdelen, junto ao rio, onde nos cruzámos com comboios e cataratas impressionantes.


Vale de Flamsdelen


Por incrível que pareça, até foi um dia calmo.


Dia 3 – 21 de Maio de 2008 (4ª feira)

Este foi um dia que começou bem cedo. Às 7h30 lá estávamos nós a partir para duas horas de viagem até ao Glaciar Jostedalsbreen, onde passámos no mais longo túnel do mundo (24 Km de comprimento).

Ao chegarmos lá, onde só havia neve à nossa volta, aguardámos um pouco pelo Andy e o cameramen (sim, porque até tivemos direito a filmagem da nossa aventura) que nos iam guiar pelo Glaciar.

Fomos então até ao local onde iríamos começar a remar nos kayakes. Divididos em grupos de dois, enfrentámos durante 20 minutos o calmíssimo lago, quase gelado, com muitos choques e encalhanços.


Na chegada ao início do glaciar, pusemos um equipamento especial para andar no gelo, todos amarrados com cordas, para ninguém cair.
Subir um glaciar é algo inexplicável. Tem de se viver para se conseguir perceber. Pensamos sempre que não conseguimos, mas estar ali, no meio de todo aquele gelo, com aquele azul em cada fenda por onde passamos, a ouvir avalanches ao longe, fazem de cada segundo um momento para a vida.
Chegados ao ponto máximo, onde encontrámos um buraco no gelo com o tal azul lindíssimo, soube mesmo bem a sandes de ovo e salsicha fria e o chocolatinho quente :)



Pouco após iniciarmos a nossa descida pelo glaciar, a Eva caiu levando o Jorge atrás e quase levando a Andreia, situação que a fez dar um grito que fez concorrência às muitas avalanches que por ali haviam. :) Apesar dos arranhões no nariz do Jorge e do pé um pouco magoado da Eva, não tivemos, felizmente, males maiores.



Na chegada ao lago esperavam-nos mais 20 minutos a remar até aos carros. O lago entretanto já tinha descongelado um pouco e a volta foi bem mais fácil. Pelo menos para alguns. O mesmo não podem dizer a Ana e o Zé que foram encalhar no meio do lago onde ainda havia gelo.
Quase mesmo a chegar à costa, tivemos sem dúvida, o momento mais marcante da viagem. A viragem do Kayake do Fernando e do Jorge para dentro daquelas águas geladas, com máquinas fotográficas e tudo. Tirando os prejuízos materiais que ainda foram alguns, felizmente a nível pessoal ficou tudo bem. Ficaram com uma história para contarem a toda a gente para o resto da vida :) Infelizmente não há fotos do momento. Pelo menos da nossa parte, porque havia muitos mirones a tirar fotos ehehe :) (se calhar é só procurarem na net que encontram :))


Dia 4 – 22 de Maio de 2008 (5ª feira)

Chegámos ao último dia em Flam. O último dia em que tivemos de pagar 10 coroas por um banho.
Arrumámos as malas e fomos até Gudvangen apanhar o barco que nos levou durante duas horas a passear nos Fiordes, com as gaivotas a virem comer-nos à mão.

A viagem é lindíssima, com aquelas montanhas enormes a rodearem-nos, as casas a reflectirem-se na água.
Durante esse percurso passámos no mais estreito Fiorde do mundo (250 m de largura) e vimos uma cascata enorme.



Na chegada do barco a Flam estava na hora de irmos até Stavanger onde dormiríamos as 3 noites seguintes. No caminho parámos num parque à beira de um lago para comermos mais uma das especialidades desta viagem: massa fria na marmita à la Vítor :) E como ponto alto do dia tivemos a visita guiada ao Lidl :):):) (que devo dizer que tem umas lasanhas muito boas)
Ao chegarmos às cabanas conhecemos logo os nossos companheiros dos dias seguintes: um gato super meigo e dois cisnes.




Dia 5 – 23 de Maio de 2008 (6ª feira)







Acordar num sítio destes supera todo o cansaço que possamos sentir. O Fiorde de um lado, com águas calmas em espelho, as gaivotas a sobrevoar as casas à espera do peixe que os homens preparavam ali perto, o silêncio que se faz sentir, trazem-nos uma excelente disposição ao acordar. Este foi um dia muito cansativo, mas para mim, uma meta que soube bem atingir.

Fomos até ao Prekestolen (Rochedo do Púlpito). Calmamente (por causa da minha asma) lá fui subindo aquele caminho cheio de rochas, vegetação e água (e para eu não subir sozinha, a Andreia, o Fernando, o Paulo e o Vítor ficaram para trás comigo. Não são uns amores? :)).


Apesar de todo o esforço, a chegada ao topo supera tudo. Aqueles fiordes e montanhas a perder de vista são de cortar a respiração. Também de cortar a respiração são os malucos que se sentam à beira do precipício. Será que sabem que estão sentados numa rocha com 600 metros de altura?






Piquenique :)


Durante a descida, para não variar, tivemos mais uma das nossas aventuras. Era suposto seguirmos os T’s que nos indicavam o caminho. Mas o Paulo e o Vítor a certa altura decidem meter por um caminho sem T’s, com ar de que quase nunca tinha sido pisado e sempre a dizer “sim, sim, estou a ver o caminho por aqui”. Após um bom tempo, pé ante pé em cada pedra, agarrados às mãos deles para não escorregarmos, lá fomos descendo até realmente encontrarmos o trilho certo, já com os famosos T’s. (e depois as mulheres é que são desorientadas ehehe :))



Por causa disto (e não por causa da minha asma) chegámos 1h30 depois do primeiro grupo (Ana, Zé, Jorge, Eva e Sílvia).E nem podia deixar de fazer referência ao jantar… que desta vez não incluiu massa, nem atum, nem salsichas :) Tivemos direito a um empadão de bacalhau.

Dia 6 – 24 de Maio de 2008 (Sábado)
Este foi um dia mais calminho, para podermos descansar daquela subida imensa. De manhã fomos até Stavanger, conhecer a cidade e comprar uns souvenirs.

Os famosos Troll's



Da parte da tarde fomos andar de barco no fiorde em frente às cabanas. (Todos menos a Ana e o Zé que ficaram por Stavanger) Infelizmente estava um pouco de vento e por isso não houve água espelhada para ninguém.



Na divisão dos barcos estávamos com um certo receio de ir com o Jorge e o Fernando no barco (vá-se lá saber porquê :)).

A ideia da viagem de barco, para além de ver o fiorde, era ir até uma aldeiazinha ali perto beber um café. Mas quando lá chegámos a aldeia parecia deserta. O problema é que eu e a Andreia precisávamos ir ao WC com urgência, e aguentar a viagem de barco de volta não parecia uma ideia muito boa. Confesso que até nem costumo ter problemas em ir ao mato, mas com vegetação baixa a conversa já é outra eheheh Foi então que decidimos ir bater às portas dos noruegueses a ver qual nos deixava ir à casa de banho. Isto, claro está, com bastante subtileza. Quando finalmente alguém nos abriu a porta (é que foi difícil porque deixam a luz acesa e ninguém está em casa… isso ou não gostaram da nossa cara e por isso não abriram as portas :)) perguntei onde era o WC mais próximo. Quando o homem me disse que ficava a 10 Km devo ter feito uma cara de tanto desespero que o homem ofereceu logo a casa dele que nós aceitámos com imensa alegria :):):)





De volta às nossas cabanas, e enquanto o Vítor preparava mais um jantar (o tal onde houve represálias e tive o prato cheio a transbordar) fomos até ao parque infantil ali perto andar de baloiço, escorrega e saltar na cama elástica. Sim, sim, somos uns putos, é verdade :)




Dia 7 – 25 de Maio de 2008 (Domingo)

Chegámos assim ao último dia em Stavanger. Fazer as malas para irmos para Bergen, despedir do gato e dos cisnes.
Tirar umas últimas fotos e lá seguimos nós para mais 5 horas de viagem, por túneis 250 metros abaixo do nível do mar, ferry’s e muito sono à mistura.
Chegados a Bergen, e após deixarmos as malas na última casa onde ficámos, fomos dar uma volta pela cidade. Estavam uns 20ºC por isso o pessoal andava de t-shirt e calções. :)
Bryggen





Vimos o Bryggen, antigos armazéns de madeira, que hoje são um centro de artistas e restauração que faz parte do Património Mundial da UNESCO. Passeámos pelo porto, e fomos até ao mercado de peixe (onde até encontrámos um português que nos deu sandes à borla... eles andam por todo o lado ehehe).



Mercado de peixe


Antes de subirmos o funicular, fomos jantar ao Peppes Pizza pois o orçamento não deu para mais :) A sério, as pizzas eram bem boas. Só não gostei do Ice Tea, que, para alegria do Vítor, era de ... pêssego :-P
Subimos então até ao Foyen de funicular, para ver o anoitecer em Bergen (só quase à meia noite conseguimos ver a cidade de noite :)).


Cerca da 1h30 chegámos aos quartos para ir dormir durante 1h30 pois tínhamos de estar no aeroporto às 05h00.


Dia 8 – 26 de Maio de 2008 (2ª feira)

Partimos para o aeroporto cerca das 4h30, com o dia já completamente claro. É algo incrível, pois parece que dormimos muito mais que a 1h30 que realmente dormimos. Pareciam já umas 8 da manhã.
Apanhámos o avião minúsculo para Frankfurt e pensámos que as nossas aventuras tinham acabado. Mas nem seria o nosso grupo se corresse tudo normalmente até ao fim :)
Chegados a Frankfurt, e com 5 horas até ao voo para Lisboa, decidimos ir dar uma volta pela cidade. Apanhámos o comboio e lá fomos nós durante 1 horita ver aquela cidade demasiado cinzenta para o meu gosto.


Na volta para o aeroporto o Vítor reparou que não sabia do portátil. Pôs o pessoal todo a tentar lembrar-se onde é que tinha sido o último sítio onde o mesmo tinha sido visto. Percorremos quase o aeroporto inteiro, sempre à volta de suposições, até que ele começou a jurar que o portátil não tinha saído do avião anterior. Fomos até ao balcão da Lufthsansa para descobrirmos que o Vítor é mesmo um gajo de sorte. Para além do facto do portátil ainda estar realmente no avião anterior, aquele ainda estava no aeroporto e por isso ele conseguiu o portátil 5 minutos antes de começar o embarque. :) Há gajos com muita sorte ;)


Após 3 horas de voo até Lisboa, chegada a hora de ir buscar as malas, começa uma mulher a chamar pela Andreia. Ora adivinhem lá… faltava uma mala ehehehe J A Andreia foi até ao balcão de informações esperar para saber o que se tinha passado e nós fomos recolhendo as várias malas, até que percebemos que tínhamos as malas todas e não faltava nada. Tinha sido erro de contagem em Bergen. Só mesmo a nós :)



Chegou assim ao fim uma das viagens mais espectaculares, e cheia de aventuras que já tive :)

Sem dúvida recomendo a http://www.fotoadrenalina.com/ O Vítor para além de ser o nosso motorista, organizador, cozinheiro, e fazer compras, é ainda uma pessoa espectacular para se conviver.
Vítor, já sabes, se quiseres uma sócia… eu sou boa a cozinhar e a organizar coisas :) eheheh ;)

Beijinhos a todos os que embarcaram nesta aventura e espero ver-vos em breve ;)

Etiquetas: ,